Carregando...
18/01/2016
Escrito por:Juliana Silveira
Folia pelo Brasil

 

Folia pelo Brasil

 

Somos o país do balacobaco, das marchinhas, da micareta, do abadá, do confete e serpentina.

 

A magia do Carnaval toma conta do país e contagia multidões 🙂 NADA é mais brasileiro que o Carnaval!

 

 

Por isso, o Bomde pega carona nessa festa e segue viagem pelo Brasil. Fomos atrás das dicas mais bacanas do que vai rolar por aí nesse ano e não queremos folião nenhum de fora da brincadeira. Afinal, do Oiapoque ao Chuí, o que mais queremos é nos divertir!

 

 

PAULISTA TAMBÉM SAMBA

 

 

Quem pensa que os paulistanos não têm samba no pé está enganado. O carnaval de Sampa cresceu muuuuuuito nos últimos anos 😀 Então se o destino for a intensa e pulsante SÃO PAULO, opções não vão faltar.

 

 

A dica do Bomde em São Paulo é a Banda Grande Família. Criada por um grupo de amigos carnavalescos, o bloco é frequentado por pais, mães, filhos, primos, tios, sobrinhos e avós, que brincam o Carnaval ao som de uma banda e uma bateria, no bairro Lauzane Paulista, Zona Norte da cidade. Muiiiito animado! O bacana é que esse bloco mantém o clima dos carnavais mais antigos. O festerê vai rolar no dia 31 de janeiro, às 10h. É só chegar!

 

 

Outro bloco imperdível no Carnaval de Sampa é o Acadêmicos do Baixo Augusta. Fundado em 2009 para celebrar a diversidade e revitalização da região, o bloco tem banda e bateria próprias e é pura diversão. Neste ano, vai pra rua com o lema “Família Augusta, de todo jeito nos gusta!”, tendo como madrinha a querida Tulipa Ruiz e rainha a incrível Alessandra Negrini. O desfile rola no dia 31 de janeiro, a partir das 14h, com saída na Rua Augusta.

 

 

Mas se a ideia é curtir algo mais caliente, pode optar pelas badaladas festas do litoral, como as das praias Ilhabela ou Maresias. Vale conferir a programação dos outros blocos de rua, além, claro, dos desfiles das escolas no sambódromo.

 

 

Quer se hospedar na maior mordomia em São Paulo durante o Carnaval? Dá uma olhadinha aqui 😉

 

Folia pelo Brasil

 

A folia tomou conta do Brasil. E atrás do O Bom de Viajar só não vai quem já morreu 😉

NA TERRA DA IVETE

 

 

Abadá, calçado confortável e muita energia é o que você vai precisar para curtir o Carnaval em SALVADOR.

 

 

A capital do Axé tem a maior festa de participação popular do mundo. o/ E na terra da Ivete Sangalo, os trios elétricos são os responsáveis pela alegria das multidões. São três circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Para participar da folia nos blocos ou camarotes, basta adquirir um abadá (camiseta que é o passaporte para o trio escolhido). Esse é jeito mais tradicional e conhecido.

 

 

Mas se você está procurando alternativas, uma novidade no carnaval baiano é o circuito Afródomo, desfile de blocos afros e de afoxé, que são grupos ligados às manifestações culturais de religiões afro-brasileiras.

 

 

Pra quem tá procurando muita diversão sem ter que gastar muito com isso, pode curtir à vontade os blocos sem corda, ou Carnaval Pipoca. Os organizadores são foliões locais, que fazem tudo por amor. A cantora Ivete participa com os blocos Coruja e Cerveja e Cia. Tudo free, meu rei!

 

 

Ainda tem festa no Pelô, carnaval no Palco Rock e Carnaval infantil. É festa que não acaba mais!

 

Melhor que tudo isso, só ficar hospedado nos melhores hotéis de Salvador, né?

 

 

FERVENDO EM RECIFE

 

 

Maracatu, frevo, coco, samba, ritmos africanos, além da música popular brasileira e internacional embalam os foliões em Pernambuco. Diversidade musical descreve os dias de farra em Recife.

 

 

O fervo rola na rua mesmo. A galera está no esquenta por lá desde novembro. A animação fica por conta dos blocos. O famoso Galo da Madrugada, maior bloco do mundo, desfila dia 6 de fevereiro. É gratuito, mas quem quiser, pode participar da brincadeira sendo o rei do camarote. Aliás, são muitos os camarotes para ver o bloco: Spettus, Majestic, Arena Privilege, Zezo entre outros. 😉

 

 

Mas é na praça Marco Zero onde o agito se concentra. O festerê toma conta do bairro Recife Antigo, onde grandes atrações nacionais se apresentam, garantindo a pluralidade típica de lá. Então, se você quer opções, não tem dúvida: corre pra praça!

 

 

Pra relaxar depois de tanta folia, nada melhor que uma boa noite de sono no Golden Tulip Recife Palace, né?

 

Folia pelo Brasil

 

FOLIANDO EM OLINDA

 

 

Subir e descer ladeira por horas não seria tão divertido se não fosse o Carnaval. É assim que turistas e locais de Olinda passam a maior parte tempo, antes e durante os dias de folia.

 

 

O tradicional desfile de Bonecos Gigantes é conhecido por retratar personalidades famosas durante os cortejos. Já teve Elvis Presley, Chaves, Tim Maia, Beatles e mais uma infinidade de celebridades. Muitos esperam ansiosos pelo Homem da Meia-Noite, boneco símbolo da cidade, que este ano completa 84 Carnavais. Ele é tão importante que tem um bloco próprio.

 

 

Para os apaixonados por super-heróis, o bloco Enquanto isso na Sala da Justiça é o lugar certo. É a chance de mostrar o seu superpoderes em pleno Carnaval.

 

 

E pra fechar a folia em grande estilo, o bloco Bacalhau do Batata representa o fim das festas. Batata era um garçom que não conseguia curtir o Carnaval em função do trabalho, até que criou o seu bloco próprio. Por isso, o desfile sempre acontece nas quartas-feiras de cinzas, encerrando o Carnaval.

 

 

MINAS DA ALEGRIA

 

 

Ouro Preto Diamantina são as cidades da alegria durante o Carnaval mineiro.

 

 

Em Ouro Preto, festa é o que não falta. Conhecida por ser uma cidade universitária, a folia é comandada pelas repúblicas estudantis. Os principais blocos que desfilam pela cidade são: Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado. Do funk ao sertanejo, do pop ao samba, na terra do Aleijadinho, a diversidade é a marca.

 

 

As históricas ruas de Diamantina viram palco durante os quatro dias de Carnaval. Quem estiver por lá e gosta de MPB, o ponto de encontro é no antigo Beco do Mota (tem até música do Milton Nascimento homenageando o lugar).

 

 

Super família e local, o Largo da Folia reúne bandas regionais. É a tradição diamantinense marcando presença. Pra quem gosta da brincadeira, mas não abre mão de ser VIP, pode comprar um camarote para assistir as principais atrações, entre eles os grupos Bat Caverna e Bartucada.

 

 

PARÁ E O CORREDOR DA FOLIA

 

 

A programação do Carnaval em Belém, no Pará, acontece durante os finais de semana de janeiro. Durante os festejos carnavalescos, a cidade ganha inúmeros blocos. Seja pelos bairros ou no “Corredor da Folia”, o folião tem várias opções que variam de preço e independem de abadá ou fantasia. Já garantiu sua hospedagem pra curtir toda essa festa?

 

 

Alguns dos principais blocos já deram início às festas, dentre eles o bloco Elka (tradicional bloco da cidade, cujos abadás esgotam antes mesmo da divulgação oficial da data de saída), o bloco Amigos do Urubu (também com abadás disputadíssimos entre os foliões e cujo nome remete aos urubus que sobrevoam o mercado Ver-O-Peso) e o Bloco do Trio (pertencente a uma das principais casas noturnas da cidade, sempre conta com atrações nacionais).

 

 

Tradicionalmente, os blocos de Belém encerram a folia em alguma das casas noturnas da cidade, porém, partem do bairro da Cidade Velha em diferentes pontos e datas. De todos, a única exceção fica com o bloco Casa d’Noca, que leva o nome de uma tradicional casa de samba na capital paraense. Seu percurso acontece em volta da casa noturna, terminando em uma grande festa com muito samba dentro da mesma.

 

 

Também espalhados pelo bairro da Cidade Velha, há inúmeros blocos tradicionais com marchinhas ou sambas. E o melhor: todos gratuitos! Entre eles estão o famoso Fofó do Lino, o bloco do bar The Beatles e o Me Bebe Logo. Ou seja, folia é o que não falta para quem quer curtir o melhor do Carnaval em Belém.

 

 

Alguma dúvida que o Brasil é o país do SAMBA e do CARNAVAL?! Então escolha o seu destino e seja feliz.

 

O Bloco do #Bomde segue em festa, afinal, felicidade é curtir #OBomdeNoCarnaval! 😀

 

 

Folia pelo Brasil