Carregando...
11/01/2016
Escrito por:Juliana Silveira
Ih, choveu

 

Ih, choveu

 

O verão tá aí e finalmente você poderá desfrutar daquele tão sonhado relax no litoral. Seja um fim de semana ou aquele descanso prolongado. Não importa. Sol, mar e calor…  diversão total garantida!

 

Tudo programado: depois do café da manhã reforçado, praia! Caipirinha, banho de sol, corridinha e mergulho no mar. O dia só termina quando o sol se pôr.

 

 

Tudo lindo e maravilhoso, até que você acorda e, nãoooooo! Nuvens pesadas e aquele pé- d’água surgem para, digamos, embaçar os seus planos. E enquanto olha para o céu sem saber o que fazer, você se dá conta de que não pensou em alternativas para dias chuvosos no litoral.

 

 

Mas nada de desânimo, viu. Chuvinha de verão não estraga estação! 😀

 

 

E para reforçar a sua agenda de atividades para os dias nublados ou chuvosos, preparamos essa lista valiosa e bem animada. Então fique tranquilo, porque se depender da gente, ninguém vai ficar entediado, faça chuva ou faça sol.

 

 

Então bora lá!

 

 

NO RIO DE JANEIRO

 

 

Se o seu destino for uma das lindíssimas praias cariocas, programa para os dias pouco ensolarados não será problema. O Rio de Janeiro oferece muitas opções fora da faixa de areia.

 

O novíssimo Museu do Amanhã, inaugurado em dezembro, já está bombando. Exposições, laboratório de atividades e observatório são algumas das programações. Um espaço super moderno com a proposta de refletir sobre questões como sustentabilidade e ciência. O museu fica localizado no Centro do Rio, na Praça Mauá.

 

 

 

Ih, choveu

 

No verão NÃO TEM tempo ruim. Com chuva ou com sol, a diversão está garantida!

 

A histórica Confeitaria Colombo também é parada obrigatória! Tanto na unidade do Centro quanto na de Copacabana (o Café do Forte), você poderá ter aquele gostinho de Rio Antigo, tão especial. Em Copa, ela fica no Forte de Copacabana, coladinho com o mar, e a vista é tão incrível que compensa mesmo com chuva.

 

 

A unidade localizada no Centro da cidade tem uma arquitetura belíssima, requintada e aconchegante. Sem falar nas inúmeras delícias do cardápio. Tudo de bom para curtir um dia em grande estilo.

 

 

Quer mais sugestões para curtir aquele café da manhã ou brunch especial? Já falamos por aqui dos melhores lugares no Rio, vale rever. 😉

 

 

É, não tem muito como fugir das dicas gastronômicas para os dias de chuva. E isso é muito bom! No boêmio bairro de Santa Teresa, o restaurante Aprazível vai deixar você ainda mais apaixonado pela Cidade Maravilhosa. Vista para a Baía da Guanabara, música ambiente e local aconchegante prometem aos frequentadores uma verdadeira experiência sensorial. Uau! #queremos

 

 

Não tem programa mais carioca que um bate-papo descontraído em um bom boteco. No Baixo Gávea, o Braseiro é um clássico. Com o seu jeitinho acolhedor, é que nem coração de mãe: sempre cabe mais um! Quem não consegue uma mesa, aproveita em pé mesmo. O clima é de muita descontração, fora a comida, que é deliciosa.

 

 

EM ANGRA

 

 

Angra dos Reis é uma cidade rica em belezas naturais, onde os passeios de barco e mergulhos são os pontos fortes. Mesmo assim, garoa nenhuma vai estragar sua folga por lá.

 

Quem estiver hospedado no Golden Tulip Angra dos Reis e quiser ir além das mordomias do hotel, pode dar um volta pelo centrinho de Angra e conhecer o conjunto de sobrados coloridos que formam o simpático Teatro Municipal. Situado na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, o teatro é cenário de exposições e palco de espetáculos de dança e música, um dos principais atrativos culturais locais.

 

 

EM VITÓRIA

 

 

Para quem voou para a Praia Papa, Camburi, Ilha do Boi ou qualquer outro destino do litoral de Vitória, no Espírito Santo, são muitas as atrações para aproveitar em dias sem sol. Uma delas é visitar o Galpão das Paneleiras de Goiabeiras e conhecer o processo de fabricação de um dos ícones da cultura capixaba. As panelas de barro são famosas e você ainda pode levar pra casa um belo suvenir da viagem.

 

 

O Centro da cidade é pura arte e história. Entre prédios e praças, a folclórica escadaria Maria Ortiz leva os turistas até o bairro Cidade Alta, onde estão localizados a Catedral de Vitória e o Palácio Anchieta. O Palácio tem sido palco de importantes exposições. Vale conferir.

 

 

As igrejas e conventos no Espírito Santo são históricos e lindos. O Convento da Penha, a aproximadamente 20 minutos da capital, tem uma das vistas mais incríveis de Vila Velha. A igreja fica no alto de um morro de 154 m de altura. Vale a viagem.

 

 

Pra quem quiser ir um pouquinho mais longe, vale conhecer o belíssimo Mosteiro Zen Morro da Vargem, distante 60 km da capital. Os monges budistas, que recebem visitantes aos domingos, guiam os turistas pelo complexo de templos e ministram uma oficina de medição. Antes da viagem, verifique a disponibilidade e horários.

 

 

Ih, choveu

 

Sabemos que em Salvador, Recife e Fortaleza dias de chuvas são mais raros, mas vá que chova, né? 😉

 

 

EM SALVADOR

 

 

Na gloriosa capital baiana, tão famoso quanto o acarajé são os sorvetes artesanais de amendoim e coco da Sorveteria da Ribeira, que está em pleno funcionamento desde 1931.  Delícia perfeita pra saborear nos dias menos ensolarados!

 

 

Também não dá pra deixar de passar pela Igreja do Bomfim, amarrar uma fitinha no braço e fazer seus pedidos. Outro local que vale a visita é a Casa de Jorge Amado, no bairro Rio Vermelho, que inspirou o grande autor a escrever suas lindas histórias. Ô, sorte!

 

 

O Dique do Tororó, lagoa conhecida pelas doze esculturas que representam orixás, é ótimo para caminhadas. E já que estamos falando em caminhada, o Pelourinho é um passeio obrigatório. A dica é subir e descer as ladeiras sem rumo, curtindo o colorido das construções coloniais. Aproveitando, não deixe de dar uma passada na linda igreja do Convento de São Francisco, importante obra barroca brasileira.

 

 

Salvador tem tantas coisas bacanas que fica difícil escolher um só programa. Tem o Mercado Modelo, Museu de Arte Moderna, Elevador Lacerda, entre outros. Então não se preocupe, não vão faltar opções. 🙂

 

 

EM RECIFE

 

 

A oficina de Francisco Brennand, em Recife, é um lugar que remete ao místico. Construída pelo ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro e ilustrador pernambucano nas ruínas de uma antiga fábrica de cerâmica, o local abriga obras e criações do artista plástico.

 

 

EM FORTALEZA

 

 

Dragão do Mar é nome do local que você deve conhecer em Fortaleza, Ceará, no dia em que não der praia. O Instituto de Arte e Cultura é um grande complexo que abriga atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Anfiteatro Sérgio Mota, o Planetário Rubens de Azevedo, entre outros.

 

 

Ufa! Ainda acha que não vai ter programa para curtir na praia em dias de chuva? Errou!

 

Nosso lema é aproveitar todos os momentos sempre, afinal, para #obomdeviajar não tem tempo ruim.

 

 

Ih, choveu