Carregando...
04/11/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Coworking, o novo jeito de trabalhar

 

Coworking, o novo jeito de trabalhar

 

Cada vez mais os espaços de trabalho se modificam e se atualizam. A tendência no mercado agora é aproveitar espaços públicos para trabalhar – cafés, shoppings, bibliotecas e coworkings. Para muitos profissionais, basta um notebook e internet para que a produtividade fique lá em cima!

 

 

Coworkings

 

Os coworkings são espaços de trabalho compartilhados super procurados por freelancers e profissionais de diversas áreas. Um fator muito bacana desses locais é que você divide os custos com outras pessoas e ainda cria uma rede de contatos super útil para o seu negócio. O custo-benefício é excelente, porque, em geral, os espaços contam com planos que se adequam às suas necessidades. Você pode alugar uma mesa ou uma sala privativa, dependendo da sua demanda, o que torna o coworking flexível e versátil, além de possibilitar o networking e a troca de conhecimentos.

 

Coworking, o novo jeito de trabalhar

 

Os espaços compartilhados de trabalhos – como coworkings e cafés – ganham cada vez mais popularidade e já estão bombando no Brasil!

 

 

Em São Paulo, o Impact Hub é um espaço colaborativo que, além da estrutura física, oferece uma rede de networking mundial. O Impact Hub também oferece diversos cursos para membros e não membros da rede, abordando temas diversos, como empreendedorismo, design, entre outros. Outra opção é o B4i, que tem uma decoração impressionante, da fachada às estações de trabalho. Os diferenciais do espaço são a área de eventos externa, o estúdio fotográfico e o lounge para usuários.

 

 

No Rio de Janeiro, uma excelente opção é o Space Coworking. Localizado na zona sul do Rio, o espaço oferece um ambiente profissional e criativo, cuja proposta é aumentar a produtividade e oferecer qualidade de vida pessoal e profissional. O Space Coworking oferece ainda espaços para reuniões, biblioteca, cafeteria, lounge e bicicletário. O We Company, além do espaço de coworking, se diferencia pelo ambiente moderno e criativo, pela rede social interna e pelo shopping downtown. Além disso, conta com uma varanda para quem quiser relaxar. Já o Templo possui duas unidades, uma na Gávea e outra em Botafogo. O espaço oferece um clima super bacana e uma decoração descontraída, além do espaço de jardim e bicicletário (na Gávea) e piscina (em Botafogo).

 

 

Em Goiânia, um dos espaços mais conhecidos é o PontoGet Coworking. O local conta com planos flexíveis e ambientes agradáveis, e tem como diferencial a organização de eventos e ações voltadas ao fortalecimento do networking entre os membros. Já no Rio Grande do Sul, o Cuento (primeiro coworking do Estado) é uma ótima escolha. Localizado em Porto Alegre, o coworking oferece espaços com estações de trabalho, salas de reuniões, jardim, cozinha e biblioteca, tudo em um ambiente profissional e descontraído.

 

 

Pelo mundo, os coworkings já estão super popularizados. Existem opções incríveis pra quem viaja e precisa trabalhar. Em Nova York (Estados Unidos), o NeueHouse se destaca não só pelo espaço de coworking, mas também por contar com galeria de arte, bar, auditório e livraria. O Fishburners, em Sydney (Austrália) é um espaço colaborativo super aconchegante. Sem fins lucrativos, é bancado por empresas patrocinadoras, como Google e PWC. Já o Urban Station, em Buenos Aires (Argentina), tem um diferencial super bacana: bicicletas na entrada. Depois de muito tempo de trabalho, você pode pegar uma bike emprestada e sair para arejar a cabeça.

 

Coworking, o novo jeito de trabalhar

 

Cafés

 

Com opções cada vez mais descoladas e aconchegantes, os cafés se tornaram uma alternativa incrível pra quem precisa trabalhar, receber clientes e, ao mesmo tempo, aproveitar um ambiente bacana. Afinal, o trabalho fica muito mais gostoso enquanto se saboreia um bom café!

 

 

Em São Paulo, o Octávio Café recebe profissionais de diversas áreas. É super comum encontrar pessoas falando sobre negócios e recebendo clientes enquanto aproveitam para curtir os quitutes do local. Para quem precisa de uma localização um pouco mais estratégica, o Vanilla Café fica próximo do aeroporto de Congonhas e oferece Wi-Fi gratuito, tomadas e a possibilidade de alugar salas de reuniões. A capital gaúcha também oferece opções deliciosas pra quem quer trabalhar em cafés. O Valkiria Café, localizado em Porto Alegre, tem uma pegada australiana e oferece mesas compartilhadas e espaços individuais. Com várias opções de lanches, saladas e bebidas, além de um ambiente mais intimista, tornam a cafeteria uma alternativa incrível com uma localização super privilegiada, na Avenida Carlos Gomes.

 

 

O hábito de trabalhar em cafés e espaços públicos também é recorrente em Londres, na Inglaterra. O Stories on Broadway é um café super descolado, pertinho de um pub, com mesas grandes e confortáveis, além do Wi-Fi gratuito. Já o Pufrock Coffe, que já foi eleito o melhor café de Londres, tem um espaço mais silencioso, ideal pra quem busca tranquilidade.

 

 

Espaços públicos

 

Para muitos profissionais, um ambiente agradável e acolhedor auxilia (e muito!) na sua produtividade. Muitas pessoas não veem mais necessidade de trabalhar em escritórios ou se isolar em home office. E, para esses profissionais, não faltam opções de espaços públicos com Wi-Fi e estrutura para trabalhar!

 

 

Em São Paulo, o Jardim da Juventude – localizado onde ficava o Carandiru – tem Wi-Fi grátis, biblioteca, museu e uma grande área arborizada. Você pode ir até lá de bicicleta, para quando quiser dar uma pausa e pedalar para relaxar, já que não falta espaço por lá. Uma opção mais silenciosa é a Biblioteca Mario de Andrade, no centro de São Paulo. Aconchegante e de fácil acesso, a biblioteca tem Wi-Fi gratuito e fica ao lado da Praça Roosevelt, onde é possível esticar depois do expediente.

 

 

Afinal, O Bom de Viajar é ter uma variedade incrível de locais para trabalhar e para curtir! 😉

 

Coworking, o novo jeito de trabalhar