Carregando...
03/11/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Volunturismo, muito amor na bagagem

 

Volunturismo, muito amor na bagagem

 

Se viajar já é prazeroso, imagina incluir no roteiro muito amor, carinho e dedicação ao próximo?

 

Muitas vezes, exercer atividade voluntária requer tempo que nem sempre temos. Usar as férias para explorar novos destinos e ainda ter a oportunidade de ajudar em projetos humanitários sãos as principais características do volunturismo, turismo com fins de trabalho voluntário.

 

 

O turismo socialmente responsável, já consolidado nos Estados Unidos e Europa, está se tornando cada vez mais comum no Brasil. Ainda bem! 🙂

 

Volunturismo, muito amor na bagagem

 

Unir férias com trabalho voluntário é cada vez mais comum no Brasil. O volunturismo é a chance de ajudar o próximo durante uma viagem.

O turismo do bem é perfeito para quem sempre teve vontade de fazer algum tipo de trabalho humanitário, mas nunca encontrou tempo ou a assistência necessários para essa prática. O principal objetivo do volunturismo é levar pessoas interessadas em causas sociais a ajudarem projetos durante os seus períodos de férias.

 

 

ONGs de diferentes segmentos, em parceria com agências de viagens, montaram pacotes para facilitar a vida do viajante altruísta. Mas também é possível viajar por conta própria e fazer contato direto com as instituições. Os destinos e as ofertas de trabalho são diversos. Do Afeganistão aos Estados Unidos, da Índia ao Brasil, os volunturistas podem tanto desenvolver atividades com crianças em comunidades carentes quanto dar apoio a causas ambientais.

 

 

Ficou empolgado com essa possibilidade e já está pensando nas próximas férias?!

 

Anote aí as dicas do Bom de Viajar e carimbe o seu passaporte com causas recheadas de nobreza e amor:

 

 

NO BRASIL | destinos nacionais

 

 

Inclusão Social

 

Expandir e promover o surf adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é a proposta da ONG ADAPTSURF. O projeto, que rola na Cidade Maravilhosa, além de lutar pela a inclusão social também prima pela preservação ambiental. Unir praia, alto astral e solidariedade é tudo de bom!

 

 

Também sediada na cidade carioca, a associação Iko Poran atua em parceria com diversas organizações não governamentais, em projetos nos segmentos sociais de educação, saúde, cultura entre outros. Se a sua praia é trabalhar em prol de crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, eis aqui uma ótima oportunidade.

 

 

Preservação ambiental

 

Se Santa Catarina está no seu radar de férias e você sempre quis ser um engajado em causas ambientais, o projeto Lontra, principal e mais antigo do Instituto Ekko Brasil, trabalha com pesquisas e conservação dessa espécie há mais de 30 anos. Que tal conhecer a Ilha da Magia e ajudar no combate à extinção da lontra neotropical, numa das estruturas mais avançadas da América Latina? Essa é a sua chance!

 

 

Volunturismo, muito amor na bagagem

 

NA GRINGA | destinos internacionais

 

 

Muitas nações, mesmo as mais ricas, contam com o apoio do voluntariado em suas ações filantrópicas e sociais. Entidades como os Médicos Sem Fronteiras e a ONU são importantes no combate às grandes crises humanitárias e, sempre que necessário, recrutam pessoas paras tais atividades.

 

 

A Volunteer Vacations, agência brasileira que trabalha exclusivamente com o conceito de volunturismo, faz o planejamento e organiza a viagem conforme o seu interesse de atuação, em destinos como Costa Rica e Tailândia.

 

 

Já os estudantes podem aproveitar os programas de intercâmbio para viajar, turistar, aprender um idioma e ainda dar uma força para o nosso planeta. Isso não é maravilhoso?!

 

As ofertas nessa modalidade são muitas. Por isso, fizemos uma listinha com os links de algumas agências:

 

AIESEC

 

AFS

 

CI 

 

Central do Estudante

 

IE

 

 

World Wide Opportunities on Organic Farms:

 

Esta é uma rede de organizações nacionais que promovem o trabalho de voluntariado em fazendas ecológicas de todo o mundo, incluindo destinos incomuns, como Belize, Lituânia, Tonga, Polinésia Francesa e Paquistão.

 

 

Ficou inspirado? Então prepare as malas e organize-se para dar aquela ajudinha pro mundo!

 

Nós apoiamos essa ideia, afinal, O Bom de Viajar é curtir as férias e ajudar quem realmente precisa!

 

Volunturismo, muito amor na bagagem