Carregando...
23/08/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Dicas para fotos incríveis de viagem

Faça cliques inesquecíveis sob novos ângulos

Com dicas simples, transforme suas fotos de viagem e faça registros inesquecíveis

Uma das coisas que mais fazemos durante uma viagem é registrar os momentos, seja com a câmera fotográfica ou mesmo com o celular. Não tem quem não goste de tirar uma selfie naquele ponto turístico super famoso ou reproduzir uma foto clássica (como segurar a Torre de Pisa, por exemplo). Porém, mesmo os cliques mais despretensiosos podem ser melhorados, tornando a foto muito mais especial e uma lembrança única das suas viagens. Quer saber como? Confira!

10 dicas para cliques incríveis:

1. Enquadramento: às vezes uma foto com um grande potencial acaba perdendo a graça porque o objeto de interesse fica sem destaque. Para um enquadramento que fuja do óbvio, aplique a regra dos terços. Ela consiste em dividir a tela da câmera em três partes horizontais e três verticais (câmeras e celulares costumam ter essa opção). Os pontos de intersecção das linhas são os que mais valorizam a foto. Não tenha medo de fugir do lugar comum, movimente a câmera e enquadre o que você quer fotografar de um jeito diferente.

2. Iluminação: a luz natural é a que mais valoriza uma boa foto, em especial no início do dia e no entardecer (momentos conhecidos como “hora mágica”). Sempre que possível, abra mão do flash, pois ele causa sombras duras e muito menos interessantes.

3. Planejamento: numa viagem, é normal que a agenda esteja lotada, pois são muitos lugares para conhecer. Porém, é sempre útil pesquisar sobre a cidade que você está e escolher com antecedência o que você planeja fotografar. Muitos pontos turísticos acabam lotando, então, é válido definir o momento em que você quer fotografá-lo, preferencialmente fora do horário de pico.

4. Movimente-se: para fazer cliques diferentes, é importante que você não se contente com os ângulos mais comuns e as poses mais batidas. Abaixe-se, ajoelhe-se, procure um ângulo mais alto… Faça com que o objeto seja como a sua visão: único.

5. Posicionamento:se você pretende tirar uma foto de paisagem, posicione sua câmera na horizontal. Assim, você garante que mais detalhes sejam capturados e pode aproveitar melhor o enquadramento. Fotos de pessoas ficam muito bem na vertical. Tente registrar o melhor de cada momento, então, use a posição da câmera em seu benefício. Essa dica se aplica até mesmo para as amadas selfies! Ao fazer selfies, o mais comum é posicionar a câmera muito próxima do rosto, e isso pode dar a sensação de que você é mais gordinho. Uma dica para evitar isso é afastar o máximo possível a câmera (seja com o braço, seja com o pau de selfie). Fotos clicadas de cima para baixo também favorecem mais que as clicadas de baixo para cima. É importante conhecer o seu melhor ângulo e testar algumas posições que favoreçam seus pontos fortes.

6. Use os aplicativos ao seu favor: as câmeras dos smartphones estão cada vez melhores e ainda têm a vantagem de serem leves e discretas. Então, por que não aproveitar os aplicativos de fotografia disponíveis? Existem opções variadas, pagas e gratuitas, que podem te ajudar (e muito!) ao fazer cliques bacanas. O Instagram é gratuito e, além de conter ótimos filtros, é uma rede social popular, onde você pode mostrar suas melhores fotos. O Camera+ é uma opção paga e um dos aplicativos mais completos, com várias opções de filtro e de edição. O Snapseed é gratuito e traz opções de filtros e diversas opções de controle na edição (como blur, exposição, controle de cor etc.). Essas são só algumas das várias opções, então não tem desculpa para não aproveitar seu celular ao máximo!

7. Explore a sua câmera: a maioria das pessoas não gosta muito de ler o manual de instruções, mas ele pode ser um grande aliado quando queremos um clique perfeito. Conhecendo as opções da câmera, podemos explorá-la tanto no modo manual (com controle de velocidade, de abertura do diafragma, do ISO) como também no automático (utilizando os modos que a câmera oferece, como paisagem, macro, entre outros). Dedique um tempinho a conhecer a sua câmera e testar novas possibilidades.

8. Seja criativo: fotos clássicas são legais e vale a pena fazê-las para registrar o momento e lembrar com carinho depois que a viagem terminar, mas, por que se contentar apenas com essas poses? Faça cliques criativos, como debaixo d’água, por exemplo. Existem várias capinhas, câmeras e até mesmo novos smartphones resistentes à água. Outra opção são os acessórios da GoPro, que permitem que você fixe a câmera em diferentes locais, até mesmo no seu cãozinho de estimação, por exemplo, e faça fotos sob o ponto de vista dele. Aposte no que você vê!

9. Foco: um dos aspectos mais importantes ao fotografar é o foco. Não há nada mais frustrante do que capturar um momento incrível e, ao olhar a foto, perceber que ela ficou totalmente desfocada, ou que o objeto de interesse (uma pessoa ou um local) não teve o destaque que deveria. Nas câmeras, o meio clique (clicar o botão de disparo até a metade, focar e só então disparar) é a solução para garantir que o foco esteja onde você quer. Na maioria dos celulares é possível definir onde você deseja o foco tocando na tela.

10. Aproveite ao máximo: tirar fotos e registrar cada momento é irresistível, mas lembre-se de curtir a viagem além do display. Conheça o local, aproveite a viagem e as pessoas que estiverem com você. Por meio das suas fotos registre o que você está vivenciando, mas, mais importante do que isso: vivencie!

Dica bônus: fotos com reflexo são uma das últimas tendências, principalmente nas redes sociais. E sabe do melhor? A imagem parece ser super complicada de fazer, dessas editadas no Photoshop, mas é muito mais fácil do que você imagina. Quer saber como? Basta posicionar o seu celular na frente da lente da sua câmera DSLR. O reflexo do vidro produz esse efeito super interessante e, temos certeza, suas fotos vão bombar de curtidas! 😉 Afinal, O Bom de Viajar é viver cada momento, aproveitar ao máximo cada experiência e relembrar depois com lindas fotos. 

Compilação de duas imagens demonstrando a técnica citada já pronta e uma foto demonstrando como realizar a mesma.

Afinal, O Bom de Viajar é viver cada momento, aproveitar ao máximo cada experiência e relembrar depois com lindas fotos.