Carregando...
11/06/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Um roteiro por Recife e Olinda

 

UM ROTEIRO POR RECIFE E OLINDA

 

Recife é um daqueles centros urbanos perfeitos para quem gosta de cultura, diversão e arte. Preservando muita história do seu período colonial, a capital de Pernambuco, atualmente uma das cidades mais importantes e influentes do nordeste, mistura a herança deixada pelos colonizadores portugueses e holandeses a obras de revitalização da cidade, criando um conjunto de pontos turísticos imperdíveis para quem visita a capital.

 

 

Quem vai a Recife também não pode deixar de dar uma esticadinha até a vizinha Olinda, cidade que possui um dos centros históricos mais conhecidos do país, além de igrejas e casarões dignos dos antigos coronéis que dominavam a região. Uma viagem no tempo e na história do nosso país.

 

 

Listamos abaixo alguns locais que você não pode deixar de visitar na sua próxima ida a Recife e Olinda. Separe o bloquinho de anotações e boa viagem!

 

 

Confira nosso roteiro com o melhor de Recife e seus arredores

 

 

 

MARCO ZERO – RECIFE ANTIGO

 

Comece o seu passeio pelo ponto onde a cidade foi fundada e por onde iniciam todas as contagens de distâncias calculadas a partir de Recife. É no Marco Zero que acontecem as principais manifestações culturais da capital, entre elas, o famoso Carnaval de Recife. Junto a este ponto, situado no Recife Antigo, fica o Centro de Artesanato de Pernambuco, perfeito para aqueles que não abrem mão de uma lembrancinha local; os novos Armazéns do Porto, espaço inaugurado há pouco tempo com diversos bares e restaurantes; a Embaixada dos Bonecos Gigantes, onde os bonecos gigantes, tradicionais personagens do Carnaval local, ficam em exposição durante o ano inteiro e o Paço do Frevo, um museu que conta a história deste incrível ritmo pernambucano.

 

 

ONDE: Praça Rio Branco, Recife Antigo, Recife – PE

 

 

INFORMAÇÕES: http://www.turismonorecife.com.br

 

 

 

INSTITUTO RICARDO BRENNAND

 

Agradando a pessoas de todas as idades, o Instituto Ricardo Brennand é um dos pontos mais visitados de Recife. É o local ideal para quem aprecia arte, arquitetura e cultura de um modo geral. Trata-se de uma construção no estilo castelo medieval onde são realizadas exposições permanentes e temporárias, trazendo obras de diversos artistas brasileiros e internacionais. O Instituto conta ainda com uma incrível paisagem ao ar livre, cafeteria e uma completa coleção de armas, armaduras, quadros e tapetes. Tudo integrando perfeitamente o ambiente medieval.

 

 

ONDE: Alameda Antônio Brennand, Várzea, Recife – PE

 

 

INFORMAÇÕES: http://www.institutoricardobrennand.org.br/

 

 

 

FORTE DAS CINCO PONTAS

 

Última construção realizada pelos holandeses no Recife, o Forte de São Tiago das Cinco Pontas tinha como objetivo proteger a capital pernambucana contra ataques e, ainda, ajudar na distribuição de água potável. Com o passar do tempo, o Forte perdeu uma das suas pontas, contando, atualmente, com apenas 4, mas o seu nome se manteve o mesmo. Nele é possível conhecer melhor a história da cidade, além de conferir mapas e fragmentos arqueológicos dos séculos XVII a XX.

 

 

ONDE: Praça das Cinco Pontas, São José, Recife – PE

 

 

INFORMAÇÕES: http://www.turismonorecife.com.br

 

 

PRAIA DA BOA VIAGEM

 

Quem vai a Recife não pode deixar de conhecer a Praia da Boa Viagem, a mais famosa da cidade. São oito quilômetros de areias claras, coqueiros e um mar de água verde, pontuado por piscinas naturais. No extenso calçadão de Boa Viagem é possível praticar esportes e ainda experimentar sabores bem típicos locais, como caldinho de sururu e de feijão. Apenas fique atento e tome cuidado com os tubarões: os mergulhos em Boa Viagem são permitidos apenas em determinados locais, protegidos pelos arrecifes.

 

 

ONDE: Orla de Boa Viagem, Boa Viagem, Recife – PE

 

 

INFORMAÇÕES: http://www.turismonorecife.com.br

 

 

 

MOSTEIRO DE SÃO BENTO E IGREJA DO CARMO

 

Estrategicamente construída no alto de um morro, a Igreja do Carmo, com construção iniciada em 1580, é uma das obras mais simbólicas e históricas da Olinda. Atualmente, ela oferece visitas aos turistas, que podem apreciar os dois altares, feitos em madeira entalhada e pintados com ouro. Já o Mosteiro de São Bento, situado no Centro Histórico de Olinda, é uma obra no estilo barroco, fundada entre 1586 e 1592. Trata-se de um incrível conjunto arquitetônico com pinturas e muitos detalhes em ouro, incluindo um altar, todo revisto pelo metal. Nos domingos, às 10h, é possível apreciar o belo canto gregoriano no Mosteiro.

 

 

ONDE: IGREJA DO CARMO – Praça do Carmo, s/n, Olinda – PE

 

MOSTEIRO DE SÃO BENTO – Rua de São Bento, s/n, Olinda – PE

 

 

INFORMAÇÕES: http://www.olinda.pe.gov.br/guia-turistico/igrejas 

 

 

 

ALTO DA SÉ E ELEVADOR PANORÂMICO

 

Muito visitada por turistas, o Alto da Sé é uma região de Olinda onde estão localizados pontos turísticos como a Igreja da Sé, o Elevador Panorâmico da Sé e lojas de artesanato locais. Falando no Elevador, ele é um dos destaques do lugar. Com entrada gratuita, é um belo local para contemplar Olinda do alto e tirar belas fotos com vista panorâmica da cidade.

 

 

ONDE: Alto da Sé, Olinda – PE

 

 

INFORMAÇÕES: http://www.olinda.pe.gov.br/guia-turistico/monumentos

 

 

Gostou das dicas? 

Então partiu Recife e Olinda!