Carregando...
09/04/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Um rolê pelo centro do Rio

Dicas culturais para aproveitar o melhor da região

Conteúdo atualizado em 30 de maio de 2018.

Nem só de praia é feita a Cidade Maravilhosa! Visitar o centro histórico do Rio de Janeiro é um convite à história cultural do Brasil Colônia. Não tá acreditando?

Na Cinelândia, por exemplo, encontramos os primeiros cinemas, bibliotecas e teatros do país, que são até hoje patrimônios da cidade. O bairro de Santa Teresa também tem muita história pra contar, com os Arcos da Lapa e ruas tradicionais em seu entorno.

Então se jogue nas nossas dicas do que fazer no centro do Rio de Janeiro e aproveite para respirar cultura e arte na Cidade Maravilhosa. \o/

Que tal fugir do óbvio? Além de belas praias, o Centro do Rio de Janeiro tem muita história pra contar!

Nossa primeira dica é começar o dia com o café da manhã delicioso da Confeitaria Colombo. Saboreie o cardápio variado enquanto contempla a arquitetura do prédio, que é tradição há mais de cem anos no centro do Rio de Janeiro. Entretanto, vale lembrar que o local é bem popular, então vale ligar o despertador e ir saborear as delícias da Confeitaria cedinho, com tranquilidade. Também existem diversas outras opções de padarias, cafeterias e lugares bem charmosos pra você explorar (e saborear!).

Foto: confeitariacolombo.com.br

Após um café da manhã delicioso, a próxima parada é o Theatro Municipal, localizado a dez minutos da Confeitaria. Lá é possível fazer visitas acompanhadas por guias bilíngues, com duração média de uma hora, onde se pode tirar lindas fotografias do prédio. O feed do Instagram vai ficar incrível, pode acreditar.  ? Pertinho do Theatro Municipal está localizado o Santuário Convento de Santo Antônio, cujo valor histórico é enorme e a beleza é indescritível. O interior da igreja é todo coberto por partículas de ouro, além das belíssimas pinturas que deixam o espaço ainda mais imponente. É inacreditável.  #DicaDoBomde: todas as quartas-feiras, às 14h, rola uma visita guiada que apresenta mais detalhes dessa estrutura incrível. 😉

Foto: @theatromunicipalrj

Depois do tour pelo Theatro Municipal, você pode curtir as atrações que ficam no entorno, como o Museu Nacional de Belas Artes e a Fundação Biblioteca Nacional, duas paradas imperdíveis durante sua visita ao centro do Rio de Janeiro. O acervo do Museu Belas Artes conta com cerca de quinze mil obras, compostas por pinturas, esculturas, desenhos e gravuras colecionadas desde os tempos de Dom João VI. Já a Biblioteca Nacional, considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, estima possuir em seu acervo mais de dez milhões de itens. Outra dica para quem é apaixonado por livros e por arquitetura é o Real Gabinete Português de Leitura. A biblioteca foi fundada em 1837 por residentes portugueses e, em 1880, já era considerada a biblioteca mais importante do Brasil. Uau! É permitido tirar fotos do local, mas lembre-se de fazer silêncio, pois o local realmente é bastante procurado para estudos e leitura. Mas o visual imponente, com estantes cheias de livros, já vale a visita. É pra ficar de queixo caído, né?

Museu Nacional de Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes

Fundação Biblioteca Nacional

Real Gabinete Português de Leitura

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) também não pode ficar de fora do passeio. O lugar é um centro de difusão cultural por onde passam diversas tendências na arte moderna e contemporânea, e atualmente conta com mais de 12 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Um prato cheio pra quem ama arte e cultura. 😉 Também vale dar um pulinho no Teatro Riachuelo, um espaço que recebe espetáculos de grande porte no centro do Rio. O teatro ocupa um edifício tombado e já encanta pela fachada. A dica é conferir a programação antecipadamente!

MAM Rio Foto: @mam.rio

Teatro Riachuelo

Próximo da Cinelândia está a Lapa, região famosa pela sua arquitetura, bares e restaurantes. Lá você encontra o Aqueduto da Carioca, uma importante herança dos tempos do Brasil Colonial. Já a Lapa é conhecida por sua vida noturna, com muitas opções de bares e festas com sons para todos os gostos musicais. Perfeito pra curtir um happy hour e terminar o dia da melhor forma possível.

Lapa

Outra opção bem bacana para o happy hour é aproveitar os bares próximos da Escadaria Selarón. Aliás, a própria escadaria é um cartão postal carioca e precisa estar no seu roteiro. A escadaria é uma obra do já falecido artista chileno Jorge Selarón, que revitalizou a ladeira enquanto morava no local, e já foi palco de muitos filmes e videoclipes. A dica é conhecer os botecos próximos ou então sentar nos próprios degraus e prestigiar o trabalho dos músicos, sempre presentes na região. Good vibes only!

Escadaria Selarón

Escadaria Selarón

Quer mais dicas do que fazer no Rio de Janeiro? Então toma! Ainda no bairro Santa Teresa está localizado o Parque das Ruínas, um casarão com atividades culturais e exposições artísticas. Entre as ruínas da casa estão dispostos mirantes e terraços panorâmicos, de onde se tem uma vista exclusiva e privilegiada para a cidade do Rio de Janeiro.  Como não amar?

Parque das Ruínas

Parque das Ruínas. Foto: visit.rio

Parque das Ruínas

Parque das Ruínas. Foto: visit.rio

Outro ponto importante para o seu roteiro cultural pelo Rio é o Porto Maravilha. A região portuária foi totalmente remodelada e hoje conta com vários museus e centros culturais. É lá que está localizado o famoso Museu do Amanhã. O museu em si já é uma obra de arte, e foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Diversas programações culturais fazem parte do dia a dia do museu, vale conferir. A poucos passos dali, outra point imperdível é o Museu de Arte do Rio, um espaço que conta com dois prédios: um tombado, o outro em estilo moderno. É possível ter uma visão por outro ângulo do Museu do Amanhã e admirar a bela Baía de Guanabara.

Museu do Amanhã. Foto: Bruno Scramgnon

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã. Foto: @museudoamanha

Museu de Arte do Rio

Quem é apaixonado por arte não pode deixar de conferir o Mural Etnias, painel assinado por Eduardo Kobra. Em 2016 ele chegou a entrar para o Guinness Book como o maior grafite do mundo! O AquaRio é uma atração superbacana. O aquário é o maior aquário marinho da América do Sul e conta com tanques grandiosos cheios de espécies de fauna e flora marinha. A imponência e a tecnologia vão te impressionar. <3 Pra terminar seu rolê pelo centro, que tal um passeio de VLT Carioca? O VLT passa por diversos points do centro do Rio, e é super bacana observar a arquitetura da região em veículo moderno e sustentável. 

AquaRio


+ Rio

Rio ao vivo

O Rio pelos cariocas

Melhores lugares para café da manhã no Rio

Guia de gastronomia de rua do Rio

Mapa das melhores Feiras Livres pelo Brasil


Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

Partiu!