Carregando...
10/03/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Supere o sono

 

SUPERE O SONO

 

Dormir bem é, cada vez mais, um artigo de luxo da vida moderna. São muitas demandas envolvendo prazos, reuniões e viagens. O problema é que sua rotina de trabalho não muda de acordo com suas condições físicas e psicológicas, ela apenas continua acontecendo. Mas então, como ser produtivo quando você dormiu pouco na noite anterior?

 

SUPERE O SONO

 

O bom de viajar é trocar o cansaço do corpo pela alegria da alma.

 

Não procrastine: O clássico “só mais 5 minutinhos!” que você falava para sua mãe de manhã, agora se transformou em um botão chamado “soneca”. Com ele, a liberdade é grande, pois são só mais 5 minutinhos, mais 5, mais 5… Segundo Orfeu Buxton, especialista de Harvard, esse cochilo extra não ajuda a descansar mais. O ideal é acertar o despertador para a hora exata em que você deve acordar.

 

 

Esses minutos a mais na cama com a ajuda do “soneca” acabam por ficar no lugar do café da manhã, que é pulado por muitas pessoas. Mas essa prática é inapropriada, pois comer na primeira hora após acordar ajuda as pessoas a ficarem despertas durante a manhã. Tente também evitar o açúcar, pois ele te deixa alerta muito rapidamente, assim como seu efeito no organismo.

 

 

Uma dose de cafeína pela manhã ajuda a nos tirar da inércia, aquela moleza que bate nas primeiras horas do dia. Mas uma dica importante: não confunda cafeína com café, pois você também pode praticar a ingestão de chá preto ou verde.

 

SUPERE O SONO

 

Pela lógica, você começa o dia com uma certa quantidade de energia e ela vai se acabando ao longo do mesmo. Por já ter dormido pouco, o indicado é começar o dia lidando com as tarefas mais difíceis, que exigem um nível maior de concentração e energia. Durante a tarde, você já estará cansado e seu estoque de energia estará bem baixo. Portanto, esse é o momento ideal para realizar tarefas mais objetivas, como responder e-mails, organizar documentos ou fechar planilhas.

 

 

 

Aquele prato enorme que você faz no buffet acaba complicando ainda mais sua situação. Comidas muito pesadas exigem muito do seu corpo para serem digeridas, diminuindo o fluxo sanguíneo no cérebro e, consequentemente, afetando seu raciocínio. Dê preferência aos alimentos leves como vegetais, grãos integrais e proteínas magras.

 

 

 

Por fim, se você tiver oportunidade, logo após o almoço tire uns minutos para descansar e relaxar. Não durma, apenas aproveite um tempo livre, tente repor as energias para a tarde. Você pode fazer isso num banco do parque próximo ao escritório ou no sofá do café mais próximo, por exemplo. Durante as viagens a trabalho, às vezes é possível voltar ao hotel no intervalo da agenda, então aproveite esses momentos para descansar.

 

SUPERE O SONO