Carregando...
11/02/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Carnaval no Brasil

 

CARNAVAL NO BRASIL

 

Apesar de não ser uma festividade originária do Brasil (começou na Antiguidade, em lugares como Grécia, Roma e Babilônia), o Carnaval costuma sempre ser associado ao nosso país. Por exemplo, pergunte para um estrangeiro o que vem à mente quando pensa na nossa terra… “futebol”, “caipirinha”, “mulheres bonitas” e, claro, “carnaval”. Aproveitando que ele está para começar, resolvemos fazer uma listinha com cinco lugares para festejar os dias de folia. Coloque uma roupa confortável, chame os amigos e vem com a gente:

 

CARNAVAL NO BRASIL

 

Cinco dicas de lugares para passsar o carnaval no Brasil

 

Rio de Janeiro: Talvez o mais famoso de todos, o Carnaval carioca acontece em dois lugares: no Sambódromo e nas ruas. O primeiro é mais megalomaníaco e estruturado, sendo também acompanhado pela televisão ao redor do mundo; já o segundo é mais libertário, contando com blocos que surgem a todo momento, em todos os lugares, com todos os tipos de pessoas.

 

 

Olinda: Uma das características mais interessantes do Carnaval, não só de Olinda, mas de Pernambuco em geral, é o total uso de ritmos da região, como o maracatu e o frevo. Subir e descer as ladeiras da cidade ouvindo música local é um prazer único. Não podemos também deixar de citar os famosos “Bonecos de Olinda”, grandes personagens da história e cultura brasileira e mundial, transformadas em bonecos gigantes.

 

 

Recife: Além do uso das músicas regionais, a folia recifense é conhecida por ter o maior bloco carnavalesco do mundo segundo o Guinness Book: o Galo da Madrugada, que arrasta 2 milhões de foliões para as ruas do bairro de São José, em volta do imponente galináceo de 27 metros, símbolo do bloco.

 

CARNAVAL NO BRASIL

 

Salvador: Lá o carnaval começa bem mais cedo, em janeiro já é possível ver ensaios e blocos pelas ruas. As grandes atrações desfilam em trios-elétricos ou no chão por três circuitos: Barra Ondina/Dodô, Campo Grande/Osmar e Batatinha/Pelourinho. Se você for pra lá, as chances são grandes de ouvir apenas um estilo musical: o axé, apesar de ser possível escutar misturas com outros ritmos em alguns lugares.

 

 

Ouro Preto: A cidade é conhecida por seus passeios históricos, tendo a arquitetura como maior atrativo. Por conta da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), no carnaval as ruas são completamente tomadas por estudantes, que costumam morar ali, em repúblicas. Esse clima estudantil é um dos grandes atrativos de turistas na época.