Carregando...
30/12/2014
Escrito por:Juliana Silveira
Usando o bom senso

 

USE O BOM SENSO

 

Desde que Santos Dumont voou cerca de 60 metros em 1906 (ou os irmãos Wright, sem polêmicas), viajar tem sido um prazer para muitos. Sonhar, juntar dinheiro, planejar, arrumar as malas e ir, tudo isso deve ser perfeito. Mas, infelizmente, nem sempre é. E o problema, muitas vezes, pode estar no avião: especificamente na poltrona. Não é por ser desconfortável, mas por quem senta nela: os passageiros. Para que você não se sinta incomodado e não acabem te odiando no trajeto, separamos 10 regras de conduta. Olha só:


Dez regras para os passageiros do avião não te odiarem

 

USE O BOM SENSO

 

1- Não use o Knee Defender

Já falamos sobre essa pecinha que está dando o que falar nos EUA. Impedir a pessoa da sua frente de reclinar a cadeira, quando isso é um direito dela? É, no mínimo, uma atitude egoísta.

 

 

2- Recline com moderação

O Knee Defender foi criado justamente para que as pessoas não fiquem incomodadas com cadeiras pressionando suas pernas. É errado usar a pecinha, mas considere que há uma pessoa atrás e ela pode muito bem ser um jogador de basquete de 2m de altura. Não é necessário ficar deitado durante o voo todo, seja razoável.

 

 

3- Levante na refeição

Calma, não é pra comer em pé! Mas, no momento em que a aeromoça servir os alimentos, reposicione sua poltrona. A pessoa atrás de você ficará agradecida por não ter que equilibrar prato e copo nas mãos.

 

 

4- Sem guerra de braço

Um braço de poltrona para dois braços humanos: sabemos que sua vontade pode ser se esparramar, mas o amiguinho ao lado pode querer também. Como fazer? Enquanto o Paperclip Armrest não é uma realidade, divida o espaço sorrindo com educação se os braços se encostarem. Se você estiver solteiro, já pode servir como um começo de conversa 😉

 

 

5- Vá para o fim da fila

“Passageiros do voo X3DF5, o procedimento de embarque começará em 5 minutos”. Pronto, esse é o sinal que os apressadinhos tanto anseiam. Ser o primeiro a entrar no avião parece uma questão de vida ou morte, mesmo todos sabendo que a aeronave só decolará após todos estarem devidamente acomodados. Portanto, não fure fila, vá para o fim da mesma e tenha paciência: o seu destino está logo ali (a não ser que você vá para o Japão).

 

 

6- Um bagageiro por passageiro
Se você acha que isso é certo, está na hora de rever os seus conceitos. A sua fileira tem o direito de acomodar a bagagem de mão ali. Portanto, não jogue-a de qualquer jeito.

 

 

7- Escolha o lugar de forma prática
Na hora de escolher os assentos, a maioria das pessoas corre para pegar lugar na janela. Tem lógica, todo mundo quer ver a paisagem lá fora. Mas e se você bebe muito líquido e tem vontade de ir ao banheiro toda hora? Imagine incomodar uma fileira inteira pedindo licença, ainda mais em viagens muito longas. Da mesma forma, se você é do tipo de pessoa que dorme o tempo todo, ficar no corredor pode ser péssimo, principalmente para você, que será acordado diversas vezes.

 

 

8- Seja breve no banheiro

Não estamos dizendo para você sair correndo e fazer suas necessidades no chão, mas tente se ater ao básico. Por exemplo, você precisa passar uma hora retocando sua maquiagem? E o topete, não acha demais mexer nele por 40 minutos? O número de sanitários é pequeno para tantos passageiros, portanto, tente ser breve.

 

 

9- Não deixe a janela sempre coberta

Seu voo é ao longo do dia e tudo o que você mais quer é dormir um pouco. Ok, não há problema algum em abaixar a “cortina” e tapar o sol. No entanto, não se esqueça que há gente ao seu lado e que elas podem querer ver o momento do pouso no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

 

 

10- Tenha noção
Em geral, essa é uma regra para quem vive em sociedade, onde tudo ganha proporções maiores por todos estarem convivendo num mesmo lugar. Então, não apoie os pés na cadeira da frente; não libere odores desagradáveis; não fale gritando etc.

 

Seguindo essas 10 regrinhas básicas, podemos quase garantir que você terá um voo suave e perfeito. Boa viagem!